UM RETRATO ATUALIZADO DO SETOR
1. CONHECENDO O MERCADO DE EDUCAÇÃO PARTICULAR
É fato que a educação particular no Brasil, seja ela de ensino básico ou superior, é uma daquelas
atividades econômicas que mobiliza uma quantidade considerável de recursos produtivos. Sua
importância econômica e social pode ser medida não apenas pela quantificação destes recursos
mas também pela crescente oferta de serviços educacionais e pela sua contribuição para a
formação do PIB nacional (que hoje gira em torno de 1,3% - número igual ao segmento de
alojamento e alimentação e superior, por exemplo, a parcela privada do setor de saúde, cuja
participação situa-se em torno de 0,9%)
Além disso, o ensino privado também demonstra sua representatividade e força por
meio de uma economia estimada de R$ 23 bilhões que gera aos cofres públicos
(sejam eles municipais, estaduais ou federais) – um número que traduz o quanto a
esfera pública teria que disponibilizar para dar educação aos brasileiros matriculados
nas instituições privadas de ensino. Vale salientar, inclusive, que, neste cálculo, não
estão inseridos os impostos recolhidos por estas instituições – o que, certamente, aumentaria
ainda mais essa contribuição do setor à economia do País.
Essa breve análise sobre o mercado nacional de ensino privado não estaria completa se não
fossem demonstradas aqui algumas informações fornecidas recentemente pela Federação
Nacional das Escolas Particulares (FENEP) através de seu relatório anual. Nele, é possível ter uma
dimensão exata do tamanho desse setor, que hoje, com suas mais de 36.500 instituições, suas
mais de 10 milhões de matrículas e gerando mais de 660 mil empregos diretos, corresponde a
share de 16,75% do total de estabelecimentos de ensino do Brasil.
Essas primeiras informações disponibilizadas sobre o mercado de ensino particular já mostram
claramente que mais do que assegurar a todos a formação comum indispensável para o exercício
da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, a
educação básica, hoje, busca também outros objetivos que justifiquem seu papel relevante na
economia do País (sejam eles de menor ou de maior grau, empresariais ou institucionais).
FONTE - SITE DA REDE BAHIA DE TELEVISÃO
atividades econômicas que mobiliza uma quantidade considerável de recursos produtivos. Sua
importância econômica e social pode ser medida não apenas pela quantificação destes recursos
mas também pela crescente oferta de serviços educacionais e pela sua contribuição para a
formação do PIB nacional (que hoje gira em torno de 1,3% - número igual ao segmento de
alojamento e alimentação e superior, por exemplo, a parcela privada do setor de saúde, cuja
participação situa-se em torno de 0,9%)
Além disso, o ensino privado também demonstra sua representatividade e força por
meio de uma economia estimada de R$ 23 bilhões que gera aos cofres públicos
(sejam eles municipais, estaduais ou federais) – um número que traduz o quanto a
esfera pública teria que disponibilizar para dar educação aos brasileiros matriculados
nas instituições privadas de ensino. Vale salientar, inclusive, que, neste cálculo, não
estão inseridos os impostos recolhidos por estas instituições – o que, certamente, aumentaria
ainda mais essa contribuição do setor à economia do País.
Essa breve análise sobre o mercado nacional de ensino privado não estaria completa se não
fossem demonstradas aqui algumas informações fornecidas recentemente pela Federação
Nacional das Escolas Particulares (FENEP) através de seu relatório anual. Nele, é possível ter uma
dimensão exata do tamanho desse setor, que hoje, com suas mais de 36.500 instituições, suas
mais de 10 milhões de matrículas e gerando mais de 660 mil empregos diretos, corresponde a
share de 16,75% do total de estabelecimentos de ensino do Brasil.
Essas primeiras informações disponibilizadas sobre o mercado de ensino particular já mostram
claramente que mais do que assegurar a todos a formação comum indispensável para o exercício
da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, a
educação básica, hoje, busca também outros objetivos que justifiquem seu papel relevante na
economia do País (sejam eles de menor ou de maior grau, empresariais ou institucionais).
FONTE - SITE DA REDE BAHIA DE TELEVISÃO
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